O Futuro Começa Agora

Invista no Futuro. Agora.

O medo geral é da crise. Vai se aprofundar, vai ser muito longa? Esse é o assunto da mídia. Ao mal estar do momento econômico somamos agora a calamidade ambiental em Minas Gerais, no Rio Doce, e o terrorismo na França. É preciso ser forte e realmente empreendedor para olhar com perspectiva para o futuro. Mas é exatamente o que precisamos fazer. Porque assim como uma viagem de 10 mil quilômetros se faz km a km o nosso futuro econômico depende de ações no presente.

Neste aspecto o tema geral da Feira Internacional da Amazonia (FIAM 2015) cai como uma luva para a situação que estamos todos enfrentando. O modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM) foi idealizado pelo Deputado Federal Francisco Pereira da Silva e criada pela Lei Nº 3.173 de 06 de junho de 1957, como Porto Livre.

De 1991 e 1996, entrou em vigor a Nova Política Industrial e de Comércio Exterior, marcada pela abertura da economia brasileira, redução do Imposto de Importação para o restante do país e ênfase na qualidade e produtividade, com a implantação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBPQ) e Programa de Competitividade Industrial. A edição da  Lei 8.387 de 30 de dezembro de 1991, estabeleceu profundas mudanças no modelo ZFM.

Atualmente, a Suframa, depois de varias fases de ajustes às políticas econômicas da União, consolida o processo de revisão do seu planejamento estratégico, em que melhor configura o desempenho da sua função de agência de desenvolvimento regional. Ao mesmo tempo, incrementa projetos para o fortalecimento do PIM e de aprofeitamento de potencialidades regionais, sobretudo por meio do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pólo Industrial de Manaus (CT-PIM) e do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Este novo perfil tem as seguintes características:

  • O prazo de vigência do modelo foi prorrogado de 2013 para 2023, por meio da Emenda Constitucional n.º 42, de 19 de dezembro de 2003;
  • A definição de Processos Produtivos Básicos (PPBs) para produtos fabricados no PIM é orientada pelo maior adensamento de cadeias produtivas nacionais, inclusive dos biocosméticos;
  • Há um esforço para ampliar a inserção internacional do modelo, sobretudo por meio de missões comerciais, participação em acordos de comércio exterior e realização de eventos de promoção comercial, a exemplo da Feira Internacional da Amazônia;
  • Permanece a busca pelo aumento das exportações e maior equilíbrio da balança comercial;
  • Há um esforço das indústrias do PIM em fomentar o adensamento tecnológico do parque industrial, por meio de investimentos em institutos de pesquisa regionais, sobretudo advindos de recursos do percentual destinado à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), determinado pela Lei de Informática em vigor;
  • Ampliam-se os investimentos da SUFRAMA em projetos de modernização produtiva e infra-estrutural nos municípios da sua área de atuação, envolvendo construção de aeroportos, estradas, estruturas turísticas, projetos pilotos de produção e capacitação de mão-de-obra.

Dentro deste escopo é correto afirmar que a FIAM vem de encontro aos anseios e proposta de atuação da SUFRAMA e é uma das melhores vitrines do que esta acontecendo em Manaus e das oportunidades para todos os tipos de investidores, tanto os que vem em busca de produtos como os que os querem produzir, em especial para exportar.

 

This slideshow requires JavaScript.

Então é tempo de deixar de lado os medos e as crises e partir para a ação. Agora – Como diz o mote deste evento. O futuro começa neste minuto e quem quer determiná-lo tem que agir. Ainda dá tempo para visitar o eventos, a FIAM 2015 começa hoje e vai até dia 21. Venha.

Agenda do Evento

Advertisements

Published by

Carlos Rix

My name is Carlos Rix, I am in Brazil. This blog is a nice place to meet people, make friends, express myself, etc. I like Citizen Journalism. I am in Brazil now, but i have traveled around too. Places like Argentina, Paraguay, Bolivia, United States, Korea... there are many other places I would like to know... life is really nice, all I do is to give it a chance. I would like to visit Aquaba in Jordam, Lebanon, Italy, Spain and Portugal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s