Sua Empresa Motivada

Tem uma ferramente que aumenta a produtividade, é muito barata e, ao mesmo tempo, eficiente. Se sua equipe parece não produzir tanto quanto poderia, você precisa deste instrumento. Vejamos, não envolve, necessariamente, aumento de salário ou prêmios… É mais simples, basta começar a praticar “Reconhecimento Profissional”.

“Parabéns, muito bom, sua contribuição foi muito importante. Veja pessoal, fantático!”

Toda empresa quer reter seus talentos. E também, ter uma estratégia para a descoberta deles. Quem pensa que as pessoas trabalham apenas por causa do dinheiro erra e erra feio. O fator mais eficaz e, por incrível que pareça, via de regra, o mais negligenciado, é o reconhecimento profissional.

Parece tão fácil. Mas é preciso estar bem. Como um diretor ou chefe de qualquer setor vai poder praticar isso se sua autoestima não estiver OK, se ele mesmo estiver tentando provar competência ou buscando ser “amado” (admirado)? Impossível. Aí pecam as empresas e os gestores em geral.

Se realmente reconhecimento produz, como tantos textos afirmam, resultados tão fantásticos para o moral, bem estar e a produtividade dos funcionários, de qualquer empresa, não importa qual o seu tamanho, eis aí algo a ser buscado.

BERNT ENTSCHEV em sua coluna no jornal Gazeta do Povo propõem o seguinte teste:

“Você reconhece o trabalho da sua equipe? Assinale as alternativas que mais combinam com o seu perfil.

  1.  Sua agenda é lotada e você não tem tempo para prestar muita atenção no trabalho de sua equipe, pois está sempre ocupado.
  2.  Você acredita que os benefícios oferecidos na empresa são mais que suficientes para motivar seus funcionários, afinal, é a obrigação deles desempenhar um bom trabalho.
  3.  Você e sua empresa possuem uma política de elogiar ou dar um presente a quem teve o melhor desempenho no mês.
  4.  Seus funcionários não estão desempenhando um bom trabalho. Você não lembra a última vez que elogiou alguém.
  5.  Sempre que alguém atinge um bom resultado, você reconhece o mérito e parabeniza o funcionário.
  6.  Você acompanha todo o trabalho da equipe e dá feedbacks positivos quando reconhece que alguém os merece.
  7.  Você raramente divide os méritos com o resto da equipe, pois acredita que é o único responsável por eles.

Se você assinalou a alternativa 3, 5, 6 ou 7 de uma forma ou outra você reconhece o trabalho da sua equipe. Você entende que é indispensável que os funcionários se sintam valorizados e importantes para a empresa. A equipe agradece e a empresa também.

Se você assinalou a alternativa 1, 2 ou 4, você não reconhece seus subordinados como deveria e talvez por isso o desempenho deles não esteja sendo muito satisfatório. Comece a reconhecer os méritos da equipe e a mostrar o quanto ela é importante para a empresa. Faça isso e certamente o desempenho e o clima do grupo melhorarão.”

Pois é, bacana, gostaria de acrescentar que se você assinalou 1, 2 ou 4 (ou mesmo que tenha sido um outro mix) deve fazer mudanças. E talvez, as tais mudanças passem pelo divã de um psicologo. É seu empreendimento que está em jogo. Invista em você empresário ou gestor, no seu equilíbrio emocional.

O Reconhecimento pode assumir várias formas, uma foto no quadrinho, um vídeo, como este aí da Escola Internacional Nova Geração, no Guarujá, em SP. Mas, com verdade, falar diretamente é o melhor de todos.  Pratique Reconhecimento Profissional e veja os resultados.

Boa sorte!

Advertisements

Published by

Carlos Rix

My name is Carlos Rix, I am in Brazil. This blog is a nice place to meet people, make friends, express myself, etc. I like Citizen Journalism. I am in Brazil now, but i have traveled around too. Places like Argentina, Paraguay, Bolivia, United States, Korea... there are many other places I would like to know... life is really nice, all I do is to give it a chance. I would like to visit Aquaba in Jordam, Lebanon, Italy, Spain and Portugal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s