EDUCAR 2015 – A escola dos nossos sonhos: horizontes possíveis, desafios imediatos

Terminou no último sábado (23) mais uma edição da Bett Brasil Educar, maior evento de educação da América Latina. Durante quatro dias mais de 18 mil visitantes de diversas localidades puderam acompanhar de perto as novidades em soluções e tendências educacionais e tecnológicas apresentadas por aproximadamente 250 expositores.

Na abertura sindicalistas ​e professores da rede pública ​aproveitaram o ​momento para fazer um protesto pacífico contra o governo:

​Isso não diminuiu o brilho do evento, que é o ponto de encontro anual de educadores, mantenedores de escolas, diretores, coordenadores e representantes públicos e promoveu o acesso a mais de 165 atividades, que aconteceram simultaneamente em 11 auditórios. As atividades de capacitação atraíram cerca de 12 mil congressistas.​ A ausência da mídia majoritária em geral foi notória. Educação não é pauta?!, fica a pergunta. ​

Nomes relevantes do cenário educacional brasileiro e do exterior falaram sobre Alfabetização, Comunicação e Letramento; Avaliação na Educação; Currículo na Educação; Educação da Infância; Educação Integral; Educação e Tecnologia; Educação Profissional e Tecnológica; Formação Profissional e Metodologia de Ensino; Gestão e Políticas Educacionais.

​Em meio a tanta tecnologia e informatização a empresa Supera apresentou tecnologia milenar remodelada para tratar o Déficit de Atenção com Hiperatividade (DTH):

Em termos de aplicativos os professores devem conferir a  proposta da empresa Controller, um APP colaborativo​ facilitar o seu trabalho:

​​

Pela primeira vez o evento dedicou um espaço exclusivo para startups em educação e tecnologia, por meio da Bett Startups, num ambiente propício para troca de experiências e networking altamente qualificado. Classapp, Diaryium, Elefante Letrado, Inédita, QG do Enem, Missão Universitário, Mupi e Kid Reports foram as empresas participantes.

Solução interessante para grandes cidades ficou por conta da solução “filho sem fila”. ​Com o sistema, pais de alunos dos colégios participantes tem mais agilidade e segurança ao buscar seus filhos. Assim que seu carro entra no perímetro demarcado pela escola basta acionar um botão no smartphone para que seu filho/a se prepare para sair. No mesmo estande outra empresa oferece Monterjoy um game para motivar crianças a cumprir com os deveres escolares. Aproveitar tecnologia para segurança e melhoria do ensino é importantíssimo. A defasagem entre o que as crianças tem acesso em casa e o que recebem na escola ainda é grande.

​Já o Espaço do Saber, propiciou um ambiente de compartilhamento das melhores práticas dos principais líderes do setor educacional. No dia 20 de maio houve uma programação voltada para as Escolas Privadas e Ensino Superior, por meio de uma série de palestras focadas em gestão. Nomes como Tatiana Portella, Secretária da Câmara de Educação Básica na ANEC; Renato Júdice, Diretor de Educação da Geekie; Valdenice Minatel, Coordenadora de Tecnologia Educacional no Colégio Dante Alighieri; Marcelo de Freitas Lopes, Coordenador de Tecnologia Educacional Weducation; Nick Thody, Head Teacher; Darren Burchall, Head of ICT Learning & Teaching; Amábile Pacios, Presidente da FENEP (Federação Nacional das Escolas Particulares); Rodrigo Capelato, Diretor Executivo do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) e Ricardo Holz, Presidente da Associação Brasileira de Estudantes de Educação a Distância compartilharam suas experiências. No dia 21 a programação foi exclusiva para membros do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e no dia 22 para a UNDIME/SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação). Esse Espaço contou com o patrocínio da Digital Pages, Mindlab, Evobooks, XD Education, Google for Education, LF Educacional, Portabilis, Sistema Etapa e Cisco/MTEL.

O ponto alto do evento, e na verdade, até um contra ponto a muitas das propostas de escolarização/educação​ oferecidas na feira,​ foi a palestra do Dr. Augusto Cury, que ele resumiu para nós com exclusividade seu conteúdo no vídeo seguinte:

>

Nota fundamental: Agradecemos o trabalho de todos os assessores de imprensa e, em especial, a Leonardo Souza da assessoria do próprio evento por todos os releases e informações compartilhadas.

Advertisements

Published by

Carlos Rix

My name is Carlos Rix, I am in Brazil. This blog is a nice place to meet people, make friends, express myself, etc. I like Citizen Journalism. I am in Brazil now, but i have traveled around too. Places like Argentina, Paraguay, Bolivia, United States, Korea... there are many other places I would like to know... life is really nice, all I do is to give it a chance. I would like to visit Aquaba in Jordam, Lebanon, Italy, Spain and Portugal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s