Diwali, o Festival das Luzes.

rajen 7Diwali é um dos maiores, mais brilhantes e mais importantes festivais da Índia. É popularmente conhecido como o “festival das luzes”.  O que se celebra é a “vitória do bem sobre o mal”.  Neste aspecto lembra muito o Natal e o Hanucá festas cristã e judaica respectivamente. Interessante que o Hanucá é chamado de festival das luzes também.

rajen 6Diwali é um festival que se celebra com muita de coração colorida e folias das pessoas em toda a Índia. Este festival, num olhar superficial, pode facilmente se passar por um festival hindu, mas se olharmos um pouco mais atentamente, é facil ver que as celebrações deste festival transcendem os limites das castas ou dos credos. O festival das luzes é comemorado com grande zelo e devoção por pessoas de todas as faixas etárias, posição social e econômica.

rajen 4As celebrações podem variar de totalmente ostensivas e extravagante ou graciosas e simples. Para marcar a ocasião, as pessoas começam a limpeza e reforma de suas casas dias, às vezes até um mês antes do festival. No dia do Diwali, dezenas de diyas, velas e lâmpadas multicoloridas iluminar a noite, apresentando um espetáculo incrível de cores, luz, vibração e exuberância que cativa a todos.

Vamos aprender uns com os outros.

Diwali não se limita a uma celebrações de um dia. São vários dias de preparo para o festival, ao longo de um período que começa conforme o calendário Hindu auspicioso no final do mês de setembro e pode ocorrer até o meio de novembro. A folia chega ao fim no quinto dia com a celebração. Este festival comemora o vínculo indissolúvel de amor e carinho entre um irmão e uma irmã. O festival de Diwali não só celebra a vitória do bem sobre o mal, mas também nos ensina a valorizar cada relacionamento.

Diwali 2013: domingo, 3 de novembro
Diwali 2014: quinta-feira 23 de outubro
Diwali 2015: quarta-feira, 11 de novembro

http://www.youtube.com/watch?v=HrrW3rO51ak

– Agradeço o Sr. Rajen Nair, meu amigo pessoal, que graciosamente cedeu suas fotos para ilustrar este artigo. 

——————————————-

Advertisements

Published by

Carlos Rix

My name is Carlos Rix, I am in Brazil. This blog is a nice place to meet people, make friends, express myself, etc. I like Citizen Journalism. I am in Brazil now, but i have traveled around too. Places like Argentina, Paraguay, Bolivia, United States, Korea... there are many other places I would like to know... life is really nice, all I do is to give it a chance. I would like to visit Aquaba in Jordam, Lebanon, Italy, Spain and Portugal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s