A ETERNA COISIFICAÇÃO DO SER

por Salvador Ovidio de Arruda Neto

Introdução:

Com o fluir da ampulheta dos tempos, tendemos a aportar em uma nova experiência pessoal, trans pessoal e quiçá metapsíquica como nos vem a impor o linguajar falastro dos nossos para psiquistas contemporâneos, onde valores individuais, coisas substantivas, passam a ter sua escala de importância finalmente ajustadas com esta nova visão transcendente.

Felizmente nós, (acredito que possa de alguma forma me incluir neste paradoxo) e lamento que infelizmente nem todas as consciências tem esta oportunidade de experiência existencial única, vamos atingindo uma maturidade, não cronobiológica, mais sim psicoanimica, com observável e interessante grau de desprendimento e evolução consciencial, que pode nos posicionar agora em condição psicoemocional mais favorável neste novo estado de consciência, ainda que subliminarmente mantido alterado, possamos ter visão, ainda que de forma ofuscada, transcendente da vida de relações e nos direcionarmos para uma realidade existencial mais harmônica e coerente com todo este processo ainda por nós pouco desvendado e entendido em sua essência divina.

Caros amigos, ás vezes trafego neste meu característico e interminável blablablá…em minhas arrogantes e audaciosas conjecturas, porém de tudo isto que se apresenta, bom mesmo é ter amigos irmãos que como Voces entendem e escutam toda esta procissão de pensamentos e idéias. Escutei certa ocasião (traduzido é claro) um filósofo Alemão, que obviamente está fora da mídia dos holofotes egóicos globalizados, que tinha um pensamento mais ou menos com este interessante conteúdo que pude assimilar parcialmente, ainda sempre motivado pela minha psicomania de nomear e titular quase tudo, dei um nome ao tema proposto,

Ele (o filosofo), posso tentar resumir sumarizando seu pensamento esquematicamente assim:

A ETERNA COISIFICAÇÃO DO SER

COISA TEM SEU PREÇO  X  PESSOA TEM DIGNIDADE

thinkerimgQuando transformamos, ( mesmo que inconscientemente por força do automatismo de reflexo psicológico em nós já condicionado em decorrência da equivocada e eterna repetição da ação mental), uma pessoa em coisa, estamos objetivamente usando os outros (ser próximo) inescrupulosamente na expectativa vil dos possíveis ganhos secundários esperados da ação. ex: o empregado que se diz e se faz amigo do patrão para ter aumento salarial, a amante que finge estar apaixonada ( geralmente ele é rico) , o filho que finge seguir as orientações dos pais para ficar numa boa e obter seus dividendos, a mulher que casa com indivíduo porque tem situação estável e e vice versa, o pseudo amigo que na verdade não passa de um parasita vampiresco aproveitador de atenções, cordialidades e favorecimentos que uma amizade pode criar, utilizando as oportunidades materiais na sua forma mais aviltante e por ai vai ….

É só nós olharmos dentro de nós mesmos , sem medo e sem egos, e ao nosso redor, sem mesmo termos que utilizar dos nossos parcos recursos imaginativos, poderemos, como aspirantes a observadores da vida e das relações, constatar o postulado da Coisificação do Ser. As relações interpessoais, geralmente são rudes, interesseiras, cruéis, hipócritas, mentirosas, inescrupulosas… Ainda que sempre travestidas de posturas diversas adversas. Resumindo esta é a verdadeira e eterna coisificação do ser.

Na segunda feira , inicio da semana, venho eu e puxo esta descarga de idéias, jogando toda esta ladainha filosofico-maniaca nas suas cabeças, porem acredito estar tudo isto por mim escrito, de alguma forma contextualizada dentro de nossa maneira ainda muito limitada no sentir, pensar e agir.

O importante é nós identificarmos nossas falhas e fraquezas, conheçamos verdadeiramente e em profundidade nosso caráter que vem sendo construído ao longo destas nossas difíceis e repetidas experiencias físicas, como consciências encarnadas (robôs biológicos), para que possamos progressivamente corrigi-lo. *observe em você mesmo tudo aquilo que você observa e aponta no seu próximo. (você age diferente?)

“CONHEÇA A VERDADE E A VERDADE O LIBERTARÁ” …qual verdade?….. quero realmente conhecer a verdade? …estou preparado para o auto conhecimento e a transformação consequente? Faça este questionamento interior e vá em frente, mergulhe, em busca da sua verdade. ————————————————————————- ———————————————- Glow Brazil – visite nossos anunciantes:

www.h2obrasil.com
PURIFIC, água mais pura você!
Advertisements

Published by

Carlos Rix

My name is Carlos Rix, I am in Brazil. This blog is a nice place to meet people, make friends, express myself, etc. I like Citizen Journalism. I am in Brazil now, but i have traveled around too. Places like Argentina, Paraguay, Bolivia, United States, Korea... there are many other places I would like to know... life is really nice, all I do is to give it a chance. I would like to visit Aquaba in Jordam, Lebanon, Italy, Spain and Portugal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s