Senha Forte

Hoje acordei preocupado com segurança na web.
O tema não é fácil, pode até parecer, mas não é. Logo no começo da minha pesquisa via Google, FB e Youtube percebi que quem acha que isso não é relevante já está em grande perigo.

As recomendações do FB resumem tudo e são as seguintes:

  • Não use a mesma senha que você usa para outras contas on-line.
  • Use uma combinação de letras, números e sinais de pontuação.
Fiz uma experiência: coloquei no FB uma palavra grande mais 8 números e a senha ficou apenas média lá no medidor de “força da senha” (o caminho para verificar a sua é: conta / configuradões de conta / editar senha )
Não, assim não quero, pensei. Segui a risca a sugestão do FB “combinação de letras, números e sinais de pontuação” funcionou. Consegui uma senha forte.
Aí vem a segunda questão. No Youtube vi que não devemos usar a mesma senha para todos os sites e também não devemos usar senhas consecutivas (daniel01, daniel02, daniel…).
Isso é chato por que agora que construí uma senha forte quero usa-la para tudo.
O perigo! Se usarmos uma senha só para tudo todas as nossas contas ficam abertas de uma vez. Quem fez isso vai testar tudo. Isso é inadmissível nem pensar. Evite usar palavra comuns: abobra, laranja, livro…
Então a questão que vem a nossa mente agora é como montar senhas boas, fortes? Bem, o direcionamento do FB é bem claro: letras + números + sinais e para melhorar ainda mais faça tudo para não ser óbvio.
Evitar o óbvio! Nada de nomes de filhos ou parentes, nomes de coisas que você gosta ou odeia. Coisas relacionadas ao trabalho. Se você está em redes sociais sabe que nelas dá para ver como você é, o que faz, o que gosta, o que não gosta…
Por fim, não há formulas infalíveis. Uma coisa é fato se você não tiver trabalho para montar sua senha o haker também não terá para descobri-la. Se liga!
Ultima idéia. Senta com caneta e um papelzinho na mão, abre um medidor qualquer como o do FB e tenta. Brinca um pouco até achar uma para cada site. Cuidado para não perder o papel ou pior deixá-lo a vista, ok?
Costomizar para cada site pode ser perigoso, melhor uma frase para cada um, uma nova construção.
Um caso típico:

 

Matrículas abertas!
Matrículas abertas!
Advertisements

Published by

Carlos Rix

My name is Carlos Rix, I am in Brazil. This blog is a nice place to meet people, make friends, express myself, etc. I like Citizen Journalism. I am in Brazil now, but i have traveled around too. Places like Argentina, Paraguay, Bolivia, United States, Korea... there are many other places I would like to know... life is really nice, all I do is to give it a chance. I would like to visit Aquaba in Jordam, Lebanon, Italy, Spain and Portugal.

One thought on “Senha Forte”

  1. Putz…minha memória estará perdida com senhas fortes… O Google tbm dá umas dicas mto boas:Inclua sinais de pontuação e/ou números.Misture letras maiúsculas e minúsculas.Troque letras ou símbolos parecidos, como o número zero pela letra ‘o’ ou ‘$’ pela letra ‘S’.Crie uma sigla exclusiva.Use substituições fonéticas, como ‘Kd’ para ‘Cadê’.Não use nenhuma das senhas que aparecem nos exemplos para a seleção de uma senha adequada.Não use uma senha que contenha informações pessoais (nome, data de nascimento etc.)Não utilize palavras ou siglas que possam ser encontradas em um dicionário.Não use seqüências padronizadas como de teclado (asdf) ou números (1234).Não crie uma senha só com números, letras maiúsculas ou letras minúsculas.Não use caracteres repetidos (aa11).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s