Doar, Trocar, Receber, Salvar o planeta

A hora é agora! Temos agir para preservar o nosso planeta, sabemos disto. Um aspecto interessante desta importante tarefa é que poupar dinheiro pode nos ajudar a realizá-la. (“Brimo” gostou de saber, ahm?!) Imagine isso, você cuida bem de si mesmo, do seu bolso, se torna mais generoso e isso contribui para a vida em nosso planeta. 

Tem uma formula, é simples. Se deixamos de gastar com supérfluos economizamos dinheiro, correto? Portanto, temos mais recursos para gastar com as coisas que realmente são importantes: saúde, lazer, estudar, viajar, doar – qualidade de vida. Soa como um bom negócio, não é?

Curiosamente uma nova tendência da Internet está ganhando força com base nesse raciocínio. A análise deste fenômeno nos oferece exemplos interessantes e também oportunidades de ação. Esta nova onda se chama SaaS, sigla em inglês que significa “software como serviço”.

O negócio é seguinte: por que comprar um processador de texto ou planilha (MS Word, Excel) se você pode usar o Google Docs ou o Office Live Workspace? Esses processadores de textos e planilhas na web são exemplos clássicos de SaaS. Os anunciantes pagam o Google, por exemplo, para que você tenha estes serviços “grátis”. Esse é um modelo de software como serviço (SaaS).

Bem, você pode indagar que existe o software livre, por exemplo o Open Office, concordo, mas e o espaço em disco? Gastar espaço em disco com algo que você usa ocasionalmente? Utilize este espaço para um software que você realmente precisa – nossos discos rígidos não devem ser cemitérios de software.

Exemplo de círculo virtuoso. Com o SaaS é fácil ver o efeito reverberante da atitude de economizar. Veja, se só precisamos de acesso à internet, o nosso computador pode ser mais simples e de custo e consumo menor. Esta equação propicia que os  computadores fiquem mais baratos, gerando assim uma maior inclusão social, mais negócios, mais oportunidades, mais economia.

De volta para a poupança de dinheiro, de recursos e para o cuidado com o planeta em que vivemos; pense sobre suas compras, reflita, considere a evolução que cada uma fará. Fique atento, preste muita atenção para a cadeia de eventos que todos os produtos que você compra segue. Esteja ciente do lixo que vai gerar, quanto espaço vai usar para guardar, quantas vezes você vai realmente usar o que você pretende comprar e assim por diante. Fazer esse exercício é muito interessante e geralmente rende economia.

Essa atitude inteligente de economizar em tudo que você levar para casa, como no seu computador, pode mudar todo o planeta. Tudo está interligado. Mas aí você fez tudo isso e mesmo assim tem lá um monte de “entulho” bom no armário, ou no quartinho dos fundos, na garagem… Ai a saída (verde) é ser generoso. Tudo que você doar outros deixam de comprar – o ciclo começa outra vez, certo?

Economize, compre com sabedoria, dê, receba, troque… o planeta agradece. 

Publicado primeiro no Oh My News International

=========
Um exemplo bem prático:
Não aguentei e comprei um Iron Fitness, que delicia!
Era inverno estava duro caminhar de manhazinha com aquele frio.
Depois de um ano tenho que me esforçar para usá-lo.
Ora, talvez você tenha comprado o “lalala” Fit Plus que também é muito bom…, certo?
Que tal fazermos um rodízio? Trocarmos por uns tempos?  🙂

150120113338

Advertisements

Published by

Carlos Rix

My name is Carlos Rix, I am in Brazil. This blog is a nice place to meet people, make friends, express myself, etc. I like Citizen Journalism. I am in Brazil now, but i have traveled around too. Places like Argentina, Paraguay, Bolivia, United States, Korea... there are many other places I would like to know... life is really nice, all I do is to give it a chance. I would like to visit Aquaba in Jordam, Lebanon, Italy, Spain and Portugal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s