Oportunidade – concurso IBM do Brasil

Recente mente enviei um artigo para o Oh My News International sobre o Forum 2009 da IBM realisado em São Paulo.

O chamado do fórum em linhas gerais foi: “vamos construir um planeta mais inteligente” (Smarter Planet).

Esse conceito já conhecemos aplicado, por exemplo, na construção civil – os prédios inteligentes. Você já deve ter ouvido falar deles. Em um prédio inteligente existe o uso racional e reciclado da água, da luz, da energia, dos produtos de limpeza, etc. Ou seja, um prédio inteligente gasta menos energia e tem um impacto menor sobre o meio ambiente – muito menor que o de um prédio tradicional.

Ora desafio da IBM colocado diante de nós foi: vamos construir um planeta inteligente!

Esse é o caminho que teremos que trilhar, como disse o Sr. Nick Dorofrio* “já estamos atrasados!”  e acrescentou “um passo de cada vez, prédios inteligentes, casas inteligentes, transito e transporte inteligentes, comércio inteligente, ensino inteligente, hospitais, tudo que compõem nossa sociedade repensado e transformado para ser mais inteligente” e no final teremos o Planeta Inteligente. (veja no canal GlowBrazil o video em que ele fala disto.)

Dentro deste escopo a IBM está propondo um concurso para desenvolvedores, ela vai premiar os projetos inteligentes e você pode participar, individualmente, em grupo, como empresa, instituto de pesquisa, todos podem participar. Você que me lê aqui talvez não seja um desenvolvedor, mas conhece algum e tem uma ideia que poderá ser desenvolvida por seu conhecido, pois bem, monte uma equipe e participe com sua ideia.

A seguir uma entrevista em português com Ricardo Mansano – Gerente de ISV e Relações com Desenvolvedores da IBM Brasil 

para participar: https://www.ibm.com/developerworks/br ( clique no banner principal)

Aqui algumas fotos do evento.

Saiba mais, leia abaixo o a informação que recebi da assessoria de imprensa da IBM:


IBM divulga Relatório Global de Responsabilidade Corporativa
       
São Paulo, 05 de agosto de 2009 – A IBM anuncia seu Relatório Anual Global de Responsabilidade Corporativa 2008. O documento detalha os resultados e estratégias de desempenho social da empresa em áreas como governança, cadeia de suprimentos, meio ambiente, projetos com a comunidade e políticas públicas, entre outras.

 O documento apresenta o relato e mensuração do progresso dos programas da IBM  considerando um conjunto de Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs – Key Performance Indicators), tais como Conservação de Energia, Comunidade de Voluntários e Gastos com Fornecedores.

 “Os assuntos que estamos abordando hoje, como água mais limpa, alimentos seguros, energia verde e melhores escolas, não são apenas problemas sociais importantes que exigem nossa atenção. Representam também oportunidades econômicas que podem oferecer benefícios reais para comunidades, especialmente as mais carentes”, ressalta Stanley S. Litow, Vice-presidente de Cidadania Corporativa da IBM.

 O relatório apresenta dados como:

   – As ações de conservação de energia da IBM ofereceram redução no consumo equivalente a 6.1%, resultando em US$32.3 milhões em economia.
   – O “On Demand Community”, programa global de voluntários da IBM para funcionários e aposentados, registrou mais de 1,5 milhões de horas de trabalho contribuídas em 2008.

 O relatório detalha também como a IBM:

           •          Minimiza seu impacto ambiental desenvolvendo tecnologias inovadoras que conservam mais energia e reduzem emissões de gases poluentes; reutilizando e reciclando equipamento de TI para reduzir o desperdício de produtos; e usando materiais ambientalmente adequados em seus produtos e processos.
           •          Implementa sua iniciativa de responsabilidade social na cadeia de suprimentos; trabalha com um grupo de indústrias do setor eletrônico para promover a responsabilidade social em toda a rede de suprimentos; e vem aumentando o uso, em todo o mundo, de fornecedores que promovem a diversidade.
           •          Oferece aos seus funcionários capacitação, programas de bem-estar e saúde, bem como oportunidades de obterem experiência global.

 O relatório completo está disponível online no endereço: http://www.ibm.com/responsibility.

* Nicholas Dorofrio é exfuncionário da IBM e IBM emérito, foi um dos palestrantes durante o Fórum e é um dos idealizadores do projeto Smarter Planet.

Advertisements

Published by

Carlos Rix

My name is Carlos Rix, I am in Brazil. This blog is a nice place to meet people, make friends, express myself, etc. I like Citizen Journalism. I am in Brazil now, but i have traveled around too. Places like Argentina, Paraguay, Bolivia, United States, Korea... there are many other places I would like to know... life is really nice, all I do is to give it a chance. I would like to visit Aquaba in Jordam, Lebanon, Italy, Spain and Portugal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s